segunda-feira, 11 de maio de 2009

Plano Alimentar de 1800 calorias



Se pretende reduzir o seu peso de uma forma saudável eis um plano alimentar de 1800 calorias diárias. Trata-se de uma dieta proposta pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas tendo por base as necessidades nutricionais diárias e levando em conta uma perda de peso equilibrada e faseada.

Pequeno-almoço:

- 1 Chávena almoçadeira de leite magro, com café ou cevada sem açúcar
- 1 Pão de mistura (40g)

Meio da manhã:

- 1 Peça de fruta
- 2 Tostas

Almoço:

- Sopa de legumes
- 2 Batatas médias (80g) ou 6 colheres de sopas rasas de arroz ou massa ou 8 colheres de sopas rasas de leguminosas
- 90g de carnes ou peixe
- 1 Chávena almoçadeira de legumes e hortaliças

Meio da tarde:

- 1/2 Chávena almoçadeira de leite magro com café ou cevada sem açúcar

Jantar:

- Esquema idêntico ao almoço

Ceia:

- 1/2 Chávena almoçadeira de leite magro com café ou cevada sem açúcar ou 1 iogurte magro sem açúcar
- 2 Tostas

A importância da sopa:

A sopa tem um elevado valor nutritivo pois é rica em fibras minerais e vitaminas, tendo baixo valor calórico. De fácil preparação e baixo custo, é uma aliada dos regimes de emagrecimento. Fortemente enraizada na tradição culinária portuguesa, tem sido relegada para segundo plano de outras confecções caindo em desuso entre muitos portugueses.
Ao seu riquíssimo poder nutricional, uma vez que muitas vezes conjuga uma série de legumes, (nabo, cenoura, courgete, abóbora) e de verduras (feijão-frade, alho francês, espinafres e agriões), acresce dizer que a sopa tem a vantagem de aconchegar no tempo frio, de hidratar pela água e, importante, de criar uma sensação de saciedade com poucas calorias. Se ingerida no início da refeição irá limitar o volume da mesma e aumentará a capacidade de saciar o apetite. Do prato seguinte comerá menos.

Entradas:

As entradas não devem ser a norma das refeições mas antes consumidas em ocasiões especiais, dando o lugar de primazia da refeição à sopa.

Privilegie as entradas com legumes, conjugados ou não com carne ou peixe. Quanto aos molhos, use na sua confecção uma gordura vegetal, como o azeite (pouca quantidade) e lacticínios magros.
Condimente-os com ervas aromáticas.

A sopa:

A sopa é a rainha das dietas de emagrecimento apoiadas numa alimentação equilibrada.
Além do seu custo acessível, tem uma vantagem nutricional assinalável, ao conjugar uma série de legumes, leguminosas e, por vezes, carne ou peixe.

Mais: se ingerida no início da refeição cria uma noção de saciedade, e do prato principal comerá bem menos.

Leguminosas:

Feijão (branco, catarino, encarnado, manteiga, preto, feijoca, frade), grão – de – bico, ervilhas , favas, lentilhas… é assinalável a variedade de leguminosas á nossa disposição. Com grande tradição na gastronomia tradicional pois são ricas proteínas, hidratos de carbono, fibras, vitamina do complexo B e ainda em minerais como o ferro e o cálcio. Pode, e deve, ingerir diariamente o equivalente a cerca de 3 a 6 colheres de sopa de leguminosas secas/frescas cozinhadas, variando o tipo e o modo de confecção.
Resultam especialmente bem em sopas, dando-lhes consistência e sabor únicos. Se não tem à mão leguminosas secas para as hidratar e depois cozer, então existe sempre a alternativa da versão enlatada.
Nesse caso tenha em atenção que habitualmente já lhes foi adicionado sal.

1 comentário:

  1. eu me chamo lucelia tenho 21anos peso 83kl tenho 1.62de altura
    eu quero muito emagrecer o que devo fase

    ResponderEliminar