domingo, 17 de maio de 2009


Teatro “O dentinho”


(Aparece o rebuçado)


Rebuçado: Olá! Já viram quem eu sou?...Não?...Eu sou um rebuçado e todos os meninos gostam de mim. Pudera…sou tão docinho!

(aparece o dente a gemer)

Rebuçado: Olha, olha… O que é que tu tens, dentinho?

Dente: Deixa-me! É por tua culpa que estou assim. Andava sempre a trincar rebuçados… Ai! E agora estou doente. Desaparece da minha vista porque não posso ver rebuçados quando estou com dor de dentes.

Rebuçado: Essa é boa! Por minha culpa?! Mas eu sou um rebuçado…sou muito docinho… e não faço mal a ninguém.

(aparece o chocolate)

Chocolate: Olá, amigo rebuçado! Olá, amigo dente… tens ar de estar doente.

Rebuçado: O que eu acho é que a culpa deve ser dos chocolates que comeste!

Chocolate: De que é que eu tenho culpa?

Rebuçado: Da doença do amigo dente. Toda a gente sabe que os chocolates fazem mal aos dentes.

Chocolate: Ora essa! Eu até me derreto na boca dos meninos. Os rebuçados é que fazem mal aos dentes.

Rebuçado: São mas é os chocolates!

Chocolate: Os rebuçados!

Rebuçado: Os chocolates!

(discutem durante algum tempo e o dente continua a gemer)
(uma maçã espreita e aparece)

Maçã: Eu acho que a culpa é dos dois. Pobre dentinho! Se tivesses comido mais maçãs em vez de rebuçados e chocolates… Baaaaaah!!!

Chocolate: Ora, ora, o que tu querias era ser tão doce como nós e não ter tanto caroço lá por dentro.

Maçã: E tu… o que querias era ser tão vermelhinho como eu.

Rebuçado: Calem-se e reparem quem vem ali.

(aparece o dentista)

Dentista: Bom dia, meus meninos e minhas meninas.

(espera por as crianças o cumprimentarem também e…se for caso disso…manda-as falar mais alto)

Dentista: Ora vejam lá se são capazes de adivinhar quem eu sou?! Uso bata branca…trabalho com uma cadeira que sobe e desce…e tiro as dores de dentes aos meninos… Conseguem adinvinhar???

(espera um pouco pela resposta)

Dentista: Pois é, eu sou o vosso amigo dentista.
(o dente começa novamente a gemer e o dentista aproxima-se dele e examina-o)

Dentista: Ora aqui está quem precisa da minha ajuda.

Rebuçado: Mas antes, sr. Dentista, diga-nos lá quem tem razão: qual de nós é o culpado da doença do amigo dente?

Dentista: Bem…comer muitos rebuçados e chocolates faz mal aos dentes. Por isso vocês os dois têm culpa.

Maçã: E eu? E eu?

Dentista: Ah! Tu és uma grande amiga dos dentes. Só lhes fazes bem. Agora…se o nosso amigo dente não andasse esquecido da escova dos dentes… e se lavasse os dentes depois das refeições…mesmo depois de comer maçãs…agora não estava doente.

(vira-se para o dente)

Dentista: Anda cá que eu vou-te tratar. (puxa de um instrumento)

Dente: Ai! Ai! Tenho medo!

Dentista: Então, então…não te sentes mal? Não estás com dores? Queres ou não ficar bom? Vais ver que não custa nada…só te quero tratar.

(trata o dente)

Dentista: Pronto! Então, estás melhor?

Dente: Ah! Muito melhor! Obrigado!

Dentista: Bem…mas agora muitas maçãs, poucos rebuçados e chocolates e… (tira do bolso uma escova de dentes)…e a escova de dentes…senão, voltas a ficar doente.

Dente: Mas, afinal, os dentistas são nossos amigos!

Dentista: Pois é! (abraçam-se a rir)

Todos: Adeus meninos! E não se esqueçam de lavar bem esses dentinhos.


António Nóvoa

Sem comentários:

Enviar um comentário