segunda-feira, 11 de maio de 2009

Saber Comer é uma necessidade!





Sabia que a obesidade foi considerada pela Organização Mundial de Saúde como nova epidemia do século XXI? Em Portugal, mais de 50% da população adulta sofre de excesso de peso, sendo que desta cerca de 14% é obesa. Este problema afecta cada vez mais a nossa sociedade e é urgente arranjar soluções que ajudem a controlar o aumento destes casos. Provavelmente, pensa que o problema da obesidade é apenas uma questão estética, mas a verdade é que este será o menor dos problemas relacionados com obesidade. Sabias que em 2025, se nada for feito contra, estima-se que 50% da população mundial será obesa?


A obesidade é uma doença multifactorial, que pode envolver aspectos genéticos, metabólicos, culturais, psíquicos, hormonais e comportamentais. No entanto, a principal causa deve-se a sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é muito superior à dose gasta pelo organismo.

A alimentação deve ser equilibrada, completa e variada, seguindo as orientações da nossa nova Roda dos Alimentos, uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. De uma forma resumida, deve, nomeadamente, reduzir-se a ingestão de alimentos ricos em açúcar e/ou gordura; dar preferência ao peixe e às carnes magras, em detrimento das carnes gordas; aumentar a ingestão de cereais completos, frutos e vegetais; o consumo de cálcio através do consumo de lacticínios magros; evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes, optando pela ingestão abundante de água, chás ou infusões ao longo do dia; reduzir o consumo de sal, recorrendo às especiarias e ervas aromáticas para tempero; e praticar-se, no mínimo 5 refeições diárias, nunca esquecendo o pequeno-almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário