quinta-feira, 14 de maio de 2009

Comida na Escola



O Ministério da Educação impôs já, ou melhor, sugeriu, a abolição ou limitação de alguns géneros alimentícios com pouco interesse nutricional e cheios de açúcar ou gordura.

O Almoço
A sopa deverá poder ser consumida mesmo que o prato do dia não o seja, podendo ser complementada com uma sandes tipo americana- recheada com a dose, para a idade, de um fornecedor proteico (pescado, carne magra, ovos ou queijo magro) e completada com alface, tomate, cenoura, pimento ou qualquer outro alimento do grupo dos vegetais.

A sandes, quando bem confeccionada, é nutricionalmente mais rica do que o dito prato. Deve existir fruta, salada de frutas sem açúcar ou sumo natural, tanto na cantina como no bufete. E nada de sobremesas doces, que podem ficar para o fim-de-semana.

Os Snacks, ou pequenas refeições intercalares
Apesar de pequenas, as refeições intercalares são extraordinariamente importantes para garantir o consumo das doses diárias recomendadas (DDR) dos vários nutrientes. Não é preciso comer muito, mas bem! Os snacks mais calóricos são geralmente também os menos ricos nutricionalmente, o que significa que engordam e prejudicam a saúde e o crescimento.

Iogurtes variados, leite ou queijinhos magros, pão com queijo magro, fiambre de peru ou frango ou compota, bolachas Maria, torrada ou integral, cereais com fibras e pouco açúcar, amendoins, nozes ou outros frutos secos, ameixas, uvas passas ou outros frutos desidratados, fruta fresca ou sumos de fruta naturais - são imensas as opções e combinações que poderá fazer!

Com base nestes conhecimentos fomos ver como estavam as coisas na escola. Falámos com uma responsável da cozinha e procurámos saber qual a base de elaboração das refeições na escola.

Ficámos a saber que o peixe é privilegiado assim como os legumes, a sopa e a fruta.
As gorduras, os doces e o sal são quase excluídos, pois não são indicados para uma alimentação saudável.

Existe só uma ementa, não havendo pratos para necessidades especiais de dieta. Não existe nenhuma indicação para confecções especiais (embora haja a possibilidade de as confeccionar, se necessário)
No bar dos alunos verificou-se que, são vendidos alimentos (concretamente fritos – bolas de Berlim e bolos com cremes) que não deveriam constar nas listas de vendas.
O bar deveria servir peças de fruta, queijo fresco, saladas, iogurtes e incentivar os alunos (através de uma apresentação atractiva) a consumir estes alimentos.

3 comentários:

  1. Josefa, que delícia esta imagem! Que bom saborear moranguitos!
    Para quem nos visita, este foi o resultado da pesquisa do grupo do Flávio, da Eliana, da Mariana e da Bárbara.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à turmab e em especial ao grupo que fez esta pesquisa. Vocês ensinam os adultos, pois há muitos que têm uma alimentação errada.
    Gostei muito do vosso blogue.

    ResponderEliminar