quinta-feira, 15 de abril de 2010

Génio da Lampada


Fiz anos há umas semanas... ofereceram-me uma lâmpada muito esquisita.
Numa tarde depois das aulas, estava eu despreocupada a mexer na lâmpada, quando de repente começa a abanar nas minhas mãos e cai ao chão, do seu interior sai uma estranha personagem, que me disse:
-Olá, sou o Génio da Lâmpada e estou aqui para te conceder três desejos.
-Olá…- disse eu confusa- O que fazes aqui e de onde viste?
-Menos perguntas e mais acção. Despacha-te a pedir os desejos, porque eu não tenho o dia todo.
-Bom…eu até desejava ser rica, mas para quê a felicidade de ser rica, se não tiver a felicidade se ter amigos? Prefiro ter amigos, a ser rica. Também para quê desejar ser imortal, se algum dia vou ter de morrer e descobrir como é a vida depois da morte? Para quê desejar viajar pelo mundo inteiro? Se é só para ver miséria, vejo aqui! Se calhar se pedisse para matar a pobreza, fazia melhor figura e amigos para a vida inteira. Pedir para ser sempre feliz seria injusto e egoísta, nem aproveitaria a vida.
- Vais demorar muito? - perguntou o génio, já impaciente.
- Demoro o tempo que quiser. Não sei se são três os desejos, mas quero viver a vida como tiver de ser, é o meu único e maior desejo, vale por milhões. Não sei o que achas, nem se aceitas ou não, mas eu não vou mudar de ideias, se aceitas ainda bem, se não tenho muita pena, mas “baza”!
-Ok ok, eu concedo o desejo e desapareço da tua vista.
-Acho bem!
-Adeus.
Nesse preciso momento, fumo espalha-se pelo quarto e … plim, desapareceu! Se o desejo está cumprido? Se calhar, só o tempo o dirá!


Joana Cavalheiro

1 comentário:

  1. Querida, Joana, obrigada por seres sempre tão cumpridora e por mais um texto tão cheio de criatividade, beleza e alguma graça, sobretudo na maneira como "falaste" com o Génio.
    Tenho orgulho de ser tua professora, pois são açunas assim que nos fazem acreditar que ser professora é lindo!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar