quarta-feira, 16 de março de 2011

LengalengasII

Eram nove irmãs numa casa.

Uma foi fazer biscoito,

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 8.

Destas 8, meu bem, que ficaram

Uma foi amolar canivete

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 7

Destas 7, meu bem, que ficaram

Uma foi falar francês

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 6

Destas 6, meu bem, que ficaram,

Uma foi pelar um pinto

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 5

Destas 5, meu bem, que ficaram

Uma foi para o teatro

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 4

Destas 4, meu bem, que ficaram

Uma casou com um português

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 3

Destas 3, meu bem, que ficaram

Uma foi passear nas ruas

Deu o tangalomango nela

Só ficaram senão 2

Dessas duas, meu bem, que ficaram

Uma não fez coisa alguma

Deu o tangalomango nela

Só ficou senão uma

Essa uma, meu bem, que ficou

Meteu-se a comer feijão

Deu o tangalomango nela

Acabou-se a geração

Eram doze moças donzelas
todas forradas de bronze:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão onze.
Dessas onze que elas eram
foram a lavar os pés:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão dez.
Dessas dez que elas eram
foram cavar uma cova:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão nove.
Dessas nove que elas eram
foram amassar biscoitos:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão oito.
Dessas oito que elas eram
todas usavam barrete:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão sete.
Dessas sete que elas eram
foram cantar por des réis:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão seis.
Dessas seis que elas eram
fecharam a porta no trinco:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão cinco.
Dessas cinco que elas eram
comeram arroz com pato:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão quatro.
Dessas quatro que elas eram
voltaram lá outra vez:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão três.
Dessas três que elas eram
foram lá por essas ruas:
deu o tranglomango nelas,
não ficaram senão duas.
Dessas duas que elas eram
foram apanhar caruma:
deu o tranglomango nelas,
não ficou senão só uma.
Dessa uma que ela era
foi viver para a cidade:
deu o tranglomango nela,
não ficou senão metade.
Dessa metade que ela era
foi brincar com um peão:
deu o tranglomango nela,
acabou-se a geração.

Sem comentários:

Enviar um comentário