domingo, 13 de março de 2011

As senhoras da mantinha de seda!

Havia uma viúva que tinha um filho aparvalhado.

Um dia diz-lhe a mãe:

- Vai à cidade, leva esta barranha de mel, vende-a e traz-me o dinheiro.

O rapaz aceitou a barranha de mel e foi para a cidade. Pelo caminho viu-se perseguido pelas moscas e disse:

- Se as senhoras querem comprar o mel, fazemos negócio, mas não me piquem.

As moscas não responderam e insistiram em não o largar. Então ele despejou o mel sobre uma pedra e disse:

- Aí o têm; despachem-se e venha o dinheiro.

As moscas caíram sobre o mel e nada de dinheiro. Então ele zangou-se e disse que se ia queixar à justiça, voltando a casa para vestir o seu fato novo e apresentar-se ao juiz. Logo que chegou a casa, a mãe pediu-lhe o dinheiro do mel.

- Vendi-o a umas senhoras de mantinha de seda, mas não me deram o dinheiro.

- Mas tu conheces essas senhoras?

- Conheço-as de vista. Vou queixar-me ao juiz.

Vestiu o seu fato novo e apresentou-se ao juiz, perante quem lavrou a sua queixa.

- E quem são essas senhoras? - perguntou o juiz.

- Não lhes sei dizer o nome, mas conheço-as logo que as veja.

- Quando as encontrar atire-lhes uma boa paulada - disse o magistrado.

Neste momento pousou na testa do juiz uma mosca. Então o labrego ferrou-lhe na testa uma paulada, dizendo:

- Da primeira estou vingado.

Sem comentários:

Enviar um comentário