segunda-feira, 1 de junho de 2009

Conselhos para evitar a obesidade infantil




Alguns conselhos dados por especialistas em obesidade infantil:

Ser um bom modelo a ser seguido:
"A primeira coisa que os pais podem fazer é serem um bom modelo para as suas crianças", diz Rallie McAllister, MD, MPH, uma médica da família em Kingsport, Tenn. Segundo ela, os pais, com freqüência, determinam inconscientemente o fracasso dos filhos. "Se só existem salgadinhos, rebuçados, e outras guloseimas, ao invés de frutas ou vegetais quando as crianças procuram pequenos lanches, como se pode ter sucesso?". Ao invés disso, ela sugere, abasteça o frigorífico e armários com frutas frescas, nozes, queijo magro, ao invés de salgadinhos, rebuçados ou alimentos com pouco teor de fibras, alto teor de gordura e alto valor calórico.
Num estudo conduzido pelo CDC em 2000, aproximadamente 80% dos adultos contaram que ingeriam menos que o recomendado de 5 ou mais porções de frutas e vegetais diariamente – isso não é um bom modelo.

Seja positivo:
"Ao invés de dizer, perca peso, diga, vamos ser saudáveis e começar a cuidar do nosso corpo", diz McCallister. Seja positivo e enfatize os alimentos que podemos comer, e não os que não podemos comer. Diga, ‘vamos comer umas frutas e fazer uma salada de frutas’, e não ‘não coma isso ou aquilo’. Ao invés de dizer, ‘temos que fazer exercício’, diga, ‘vamos ao parque’.

Prepare alimentos saudáveis para toda a família:
"Faça planos e prepare os alimentos apropriados para toda a família e não apenas para a criança que se encontra com peso a mais, o que seria o mesmo que dizer, ‘tu és gordo, então não podes comer essa pizza,’". E deixe as crianças ajudarem a prepar os alimentos. Faça com que o acto de cozinhar seja divertido e interessante. E quando terminarem, comam juntos. Uma família que come junta, come melhor, de acordo com um recente estudo publicado no jornal Archives of Family Medicine. O estudo mostrou que as crianças que relataram jantar freqüentemente com a família, tinham dietas mais saudáveis do que os colegas que não jantava com a família.

Evite distorcer as porções:
Quando servir a comida, estabeleça um controle da porção, faça os pratos e não coloque as panelas na mesa. Muitos especialistas em obesidade sugerem que o super aumento das porções, em restaurantes "fast-foods" tem uma grande participação na crise da obesidade nos EUA.

Comece o dia corretamente com um bom café da manhã:
Coma cereais com pouco açúcar, leite desnatado, yogurt desnatado com granola, frutas e dê preferência aos pães integrais.

Faça uma merenda nutritiva para as crianças levarem para a escola:
Um estudo feito pela Universidade de Minnesota mostrou que as crianças que tem acesso a alimentos com alto teor de gordura e pouco nutritivos na escola, irão consumir mais alimentos não saudáveis do que as crianças que tem acesso a opções mais saudáveis. Uma das maiores fontes de gordura e açúcar na dieta das crianças vem dos lanches escolares, diz Mc Callister. Então tente e faça merendas divertidas, e dê uma garrafa de água, não de refrigerante ou sumos adoçados com açúcar, frutas frescas, e sanduíches, se for o caso, feitos com pães integrais.

Mude o hábito alimentar:
Todos nós sabemos que as dietas não funcionam, são soluções a curto prazo. O objetivo é aprender a comer hoje, para poder comer adequadamente o resto de sua vida. Gaste algumas semanas para aprender o que é uma alimentação saudável e, então, não estará de "dieta".

Pratique atividades físicas:
"Faça da actividade física uma actividade familiar" diz Kava. Programe actividades diárias para toda a família, como andar no parque meia hora, e faça disso algo que atraia as crianças. Se não pode fazer isso, matricule as suas crianças em actividades de dança ou desportos, em que elas se divirtam, porque elas precisam dese divertir para continuar a praticá-las. Ou apenas ligue uma música dançante e faça uma festa na sua própria casa. O importante é movimentar-se.

Tente novamente:
Alguns pais dizem,”O meu filho não gosta de brócolos ou couve-flor, mas ás vezes isso requer mais de uma tentativa. Tente mudar a apresentação do alimento, tornando sua aparência mais atraente. E lembre-se, a criança não se vai sentar à mesa e comer brócolos ao jantar, se todos estiverem a comer sorvete.

Não conte calorias:
Restringir as calorias das crianças, pode prejudica-las emocionalmente, fazendo com que se sintam deprimidas, e também pode ser prejudicial fisiologicamente, porque elas podem não receber os nutrientes de que precisam. Ao invés disso, corte 100 a 200 calorias por dia, isso é uma medida leve, e resultará em perda de peso.
No final das contas, o que vale é não restringi-las, mas ajudá-las a crescer dentro de seu peso, porque as crianças precisam de calorias extras para crescer. Não coloque as crianças numa dieta restrita, porque elas, provavelmente, vão resistir a isso.

Não ingira suplementos:
Nos dias de hoje, os suplementos chamados dietéticos ou os provenientes de ervas que promovem perda de peso, são vendidos pelas ruas para qualquer um – incluindo crianças. Mas seja lá o que fizer, não os utilize nos seus filhos. Você não sabe o que realmente são, e a maioria deles não foi testada em crianças, para determinar a sua segurança e eficácia.

Não siga uma dieta:
Coloque os seus filhos em qualquer dieta e poderá condená-los a uma desordem alimentar – ingestão em excesso ou menos do recomendado ou outra desordem- que implique uma ingestão inadequada de vitaminas, por exemplo, que são importantes para o crescimento. O que vale, para toda a família é a re-educação alimentar. Só assim se conseguirá o equilíbrio e o peso adequado será mantido.

3 comentários:

  1. A stôra Isabel e a Stôra Josefa têm sido tão queridas! Obrigada, por nos ajudarem com o Blog.
    Euclides.

    ResponderEliminar
  2. Tenho navegado na Internet em vários blogs e sites sobre obesidade infantil, e este chamou-me a

    atenção. Gostei especialmente da imagem do seu site/blog, bastante profissional e organizado.
    Por isso, desde já os meus sinceros parabéns.

    Convido-o desde já a visitar-nos em http://www.obesidadeinfantil.org/ e, caso goste do conteúdo e
    considera-o pertinente, por favor pondere em adicionar um link no seu blog onde e como considerar mais

    útil para os seus leitores, ou utilize o seguinte código:

    Obesidade Infantil

    Julgo que o nosso site complementa bastante bem o conteúdo do seu blog. Caso necessite de mais alguma

    informação, por favor não hesite em contactar-nos!

    webmasterweb2.0@gmail.com

    ResponderEliminar