terça-feira, 20 de outubro de 2009

Adolescentes: 2ªparte!


(...) A caixa torácica fica maior, a voz começa a ficar mais grave...e começa a haver também transformações a nível dos genitais.
A maioria dos meninos quer crescer, para ser mais forte, mas não sabem que dormir bem é a melhor maneira de terem um corpo forte e saudável: o nosso corpo cresce, enquanto dormimos!
Também temos mudanças radicais de humor.
Às vezes, sente-se uma raiva enorme, só porque a mãe diz não, ou alguém nos contraria, temos de entender que são as hormonas alteradas, que mexem com a nossa cabeça; temos de aprender a acalmar e não magoar ninguém!
Não podemos deixar que a raiva nos controle, é melhor conversar do que agir sem pensar! E sabem que mais, acho que os nossos pais passaram pelo mesmo.
Um dos sinais do crescimento são o crescimento dos pêlos na cara e outros lugares do corpo. Alguns meninos acham piada; outros têm vergonha. eu acho engraçado, só não acho piada às borbulhas e pontos negros!
Aprende-se também que temos de tomar banho todos os dias de manhã, porque o corpo começa a deitar cheiro, principalmente nas axilas e não queremos estar a cheirar mal ao pé das outras pessoas!
O livro é mesmo muito bom. e, como a minha mãe sempre me explicou tudo, foi muito fácil de entender...
A mãe diz que sou um pré-adolescente muito esclarecido e vaidoso! E é verdade, porque me orgulho das mudanças e não me envergonho! Afinal, estou a crescer...
Tiago, 6ºE

3 comentários:

  1. Olá, Tiago!
    Contrariamente ao que te diz a DT, tu cresceste.
    A tua mãe tem razão, mas vaidoso não é um defeito. É uma caracteristica que fica bem em ti. Porque afinal és um rapaz muito bonito.
    Gostei muito do texto. Escreves bem.

    A Directora de Turma
    Ana Paula Filipe

    ResponderEliminar
  2. ta binito para um quem so faz palhaçadas

    ResponderEliminar
  3. No meio das palhaçadas...o Tiago é um bom aluno e muito especial.
    Beijinhos, pequenito.

    ResponderEliminar